sexta-feira, junho 24, 2011

Corpus Christi em São Cristóvão: comunidade unida para celebrar o corpo e sangue de Cristo.













O dia de Corpus Christi tem um significado especial para a comunidade cristã. Desde o início do século XIII, na quinta-feira após a celebração da Santíssima Trindade, é celebrado o dia de Corpus Christi. Em São Cristóvão, a comunidade da paróquia Nossa Senhora da Vitória já se preparava para a celebração há algumas semanas, recolhendo materiais e organizando equipes para a confecção dos tradicionais tapetes de Corpus Christi. Desde ontem, quarta-feira, 22, diversos jovens e adultos se reuniram nas principais ruas do Centro Histórico para confeccionar os tapetes.

Hoje pela manhã, às 09h, foi iniciada a celebração do dia, presidida pelo Pe. Valterwan Cruz,
pároco da Paróquia São Pedro e São Paulo, em Aracaju. O pároco da Paróquia Nossa Senhora da Vitória, Pe. Valdson Azevedo e os frades carmelitas, frei Severino e frei Sormani também concelebram. Durante a homilia, Pe. Valterwan enfatizou a origem da festa de Corpus Christi e a importância de celebrarmos este dia tão importante no calendário litúrgico. “É bom saber que somos irmãos e estamos juntos, neste dia, para celebrar o corpo e sangue de Cristo. Jesus tem se revelado cada vez mais na Eucaristia. A cada comunhão devemos também reconhecer a importância, o real valor da Eucaristia em nossas vidas”, disse o padre.

Após o momento de comunhão, a comunidade paroquiana seguiu em procissão, acompanhando o Santíssimo Sacramento nas principais ruas do Centro Histórico. Logo depois, o Santíssimo retornou à Igreja Matriz e o pe. Valterwan abençoou a comunidade. Muitos fiéis se fizeram presentes na celebração e, durante a bênção final, foi difícil conter as lágrimas quando, à frente da comunidade, Jesus se fazia presente no Santíssimo Sacramento.




























Por Lays Millena
Fotos: Avani  Cavalcante e Rildo Cavalcante
www.nsvitoria.org.br