sábado, março 26, 2011

A ACIES, um exército em ordem de batalha, assim são os Legionários.







Esta palavra latina, que significa um exército em ordem de batalha, designa, com razão, a cerimônia em que os legionários, como um só corpo, se reúnem para renovar a sua fidelidade a Maria, Rainha da Legião, no dia 25 de março ou proximo a esse dia, e dela receber a força e a bênção para um novo ano de combate contra o exército do mal.

A Acies é a grande solenidade do ano, a festa centra da Legião. Insista-se, pois, com cada legionário, sobre a importantíssima obrigação de a ela assistir. A idéia central, sobre a qual tudo na Legião se sustenta, é o trabalho em união e sob a dependência de Maria, sua Rainha. A Acies é a solene declaração desta união e dependência, a renovação - individual e coletiva - do compromisso de fidelidade da Legião. Por isso, todo o legionário que, podendo assistir, não o faz, tem pouco ou nenhum espírito da Legião. Não vale a pena ter tais membros.

Hoje em nossa Paróquia os legionários se reuniram em cerimônia,na igreja Matriz, junto a imagem da Imaculada Conceição, condignamente enfeitada de flores e velas e, em frente, o Vexillum Legionis.

A cerimônia começou por um cântico, seguido da reza das Orações Iniciais, incluindo o Terço. Em seguida, Padre Valdson, Pároco e Diretor Espiritual, falou do significado da Consagração a Nossa Senhora e de ser legionários, foi cantado o hino do Acies , e foi feita a consagração, em voz alta e nestes termos, a consagração individual: "Eu sou todo vosso, ó minha Rainha e minha Mãe, e tudo quanto tenho vos pertence". A característica especial da Acies há de ser a ordem e a dignidade.
Padre Valdson, ainda, em nome de todos os presentes, leu em alta voz um ato de Consagração a Nossa Senhora. Depois, de pé, rezaram a Catena, Orações Finais da Legião e um cântico da Legião de Maria.

Logo após todos os legionários participaram da Santa Missa, celebrada pelo Pároco e Diretor Espiritual da Legião de Maria, Padre Valdson.