segunda-feira, março 21, 2011

Festa de Passos 2011: São Cristóvão recebe centenas de fiéis nos três dias de festa


Este fim de semana foi agitado na cidade de São Cristóvão. Em mais um ano da Festa de Nosso Senhor dos Passos, fiéis de todo o Estado e de outras cidades do país participaram deste evento religioso tão importante. Desde a sexta-feira, dia 18, os romeiros já chegavam à cidade e procuravam lugares para se acomodar.
No sábado, a movimentação foi maior. Desde cedo chegavam pessoas que se dirigiam à Igreja do Carmo Menor, para ver e tocar as imagens de Nosso Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores. Os romeiros formavam filas para entrar na igreja e fazer suas orações. A senhora Maria José tem 85 anos e veio da cidade de Lagarto para participar da Festa.

“É uma emoção muito grande! Eu, graças a Deus, tenho muita fé em Senhor dos Passos. Pedi a Ele que me desse saúde para chegar até aqui e Ele me atendeu. Há três anos venho pagar a minha promessa e só não vim no ano passado porque estava doente.” , disse Dona Maria que, mesmo aos 85 anos, não deixa de participar.

No sábado à noite, o Bispo Auxiliar Dom Henrique Soares celebrou a missa e depois foi realizada a Procissão de Penitência. A grande multidão de romeiros acompanhou a procissão, conduzindo a imagem de Nosso Senhor dos Passos até a Igreja Matriz.
Já no domingo, último dia de Festa, o número de romeiros superou as expectativas. Durante o dia foram realizadas celebrações na maioria das igrejas do Centro Histórico, que ficaram lotadas em virtude do grande número de pessoas. À tarde, os romeiros já se preparavam para a Procissão do Encontro, um dos momentos mais importantes da festa, onde a imagem de Nosso Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores partem, simultaneamente, de locais diferentes e se encontram na Praça São Francisco.
Horas antes de a procissão começar, muitos romeiros aproveitavam os últimos instantes perto das imagens para fazer pedidos e orações. Dona Maria Santos veio da cidade de Itabaiana e trouxe a filha de sete anos, Emilly Beatriz, para pagar promessa.

“No ano passado, Emilly teve um problema sério de saúde. Quando levamos para o hospital, o médico disse que ela tem uma bactéria muito grave. Essa bactéria estava se espalhando pelo corpo inteiro. Foi aí que uma amiga minha disse para eu fazer uma promessa a Senhor dos Passos. Eu vim aqui ano passado e pedi a Ele que curasse minha filha. Prometi vir aqui durante sete anos para pagar a promessa. Esse é primeiro ano que estou vindo, ainda faltam seis. Mas o médico disse que Emilly já teve melhoras. As febres e dores diminuíram! Tenho fé e sei que Senhor dos Passos vai curar minha filha.”, disse Dona Maria, que segurava a filha nos braços.

Às 16h foi iniciada a procissão. Mesmo com uma dificuldade de locomoção, a multidão seguiu a Procissão do Encontro e, na Praça São Francisco, o Arcebispo Dom José Palmeira Lessa proferiu o sermão.
Diversas autoridades estavam presentes. Entre elas, o Prefeito da cidade de São Cristóvão, Alex Rocha, a Deputada Estadual Susana Azevedo, o Deputado Federal Márcio Macedo e o Senador Eduardo Amorim.
Após as palavras do Arcebispo, a procissão seguiu seu percurso em direção à Praça do Carmo, onde houve a missa de encerramento da festa.
 Nestes três dias de festa, a 4ª cidade mais antiga do Brasil tornou-se pequena diante de tantos romeiros.
Descalços, de joelhos ou usando vestes roxas: todos acompanhavam a procissão com muita fé e Penitência.

O Pe. Valdson Azevedo, Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Vitória, em São Cristóvão, agradece a todos os romeiros que estiveram presentes na Festa de Nosso Senhor dos Passos 2011. No próximo ano espera-se um número ainda maior de pessoas, que vêm à cidade de São Cristóvão para prestigiar Nosso Senhor dos Passos!
Sigamos com fé, sempre acreditando nas provisões divinas!
Até o próximo ano, na Festa de Passos 2012!

                                                                                                                                        Por Lays Millena
                                                         Fotos: Rildo e Avani Cavalcante, Ailton Junior e Leandro Espinheiro.