domingo, março 20, 2011

Festa de Passos: últimos instantes antes da Procissão do Encontro


Romeiros em direção à Praça do Carmo

A Festa de Nosso Senhor dos Passos, em São Cristóvão, está chegando ao fim. Falta pouco para a Procissão do Encontro. Enquanto isso, os romeiros aproveitam os últimos instantes ao lado das imagens de Nosso Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores. A fila é grande nas Igrejas Matriz e Carmo Menor. Os fiéis lotam as praças e suportam com muita paciência o sol forte desta tarde de domingo.
A senhora Rosa Maria, de 51 anos, mora no Bairro Rosa Elze, em São Cristóvão, e disse que veio logo cedo para acompanhar esse último dia de festa.
“Há cinco anos eu venho para a Festa de Passos. Eu pedi a Ele que me desse uma casa. No ano seguinte, consegui! Foi um milagre! Eu agradeço muito a Jesus pela graça alcançada. Por isso que venho todos os anos para pagar minha promessa e agradecer.”, disse Dona Rosa.
Já a Dona Maria Santos veio da cidade de Itabaiana. Ela trouxe a filha de sete anos, Emilly Beatriz, para pagar promessa.
“No ano passado, Emilly  teve um problema sério de saúde. Quando levamos para o hospital, o médico disse que ela tem uma bactéria muito grave. Essa bactéria estava se espalhando pelo corpo inteiro. Foi aí que uma amiga minha disse para eu fazer uma promessa a Senhor dos Passos. Eu vim aqui ano passado e pedi a Ele que curasse minha filha. Prometi vir aqui durante sete anos para pagar a promessa. Esse é primeiro ano que estou vindo, ainda faltam seis. Mas o médico disse que Emilly já teve melhoras. As febres e dores diminuíram! Tenho fé e sei que Senhor dos Passos vai curar minha filha.”, disse Dona Maria, que segurava a filha nos braços.
Na Igreja do Carmo Menor, alguns romeiros acendem velas e fazem pedidos a Senhor dos Passos. Lá estava a senhora Maria Barros, de 76 anos. Ela veio da cidade de Santa Rosa de Lima, interior de Sergipe, para pagar uma promessa.
“Todo ano eu venho. Já tem seis anos que participo da Festa de Passos. Agradeço muito a Ele pela saúde que tenho e pela felicidade da minha filha. Enquanto Senhor dos Passos me der vida e saúde, eu venho aqui para a Procissão.”, disse Dona Maria que, além de vir para a festa, trouxe mais gente de Santa Rosa de Lima para participar também.
Os fiéis já se organizam para a Procissão do Encontro, que será realizada às 16h. É difícil se movimentar nas pequenas ruas da 4ª cidade mais antiga do Brasil, que hoje está repleta de romeiros. Sem dúvida, uma grande demonstração de fé.

Por: Lays Millena
Fotos: Ailton Junior
 "Eu pedi a Senhor dos Passos e Ele atendeu.", disse Dona Maria que, aos 51 anos, não perde a Festa de Passos
Maria Santos e sua filhinha Emilly
"Fiz a promessa ano passado e minha filha já está sendo curada", disse D. Maria

Fiéis acompanham celebrações do último dia da Festa de Nosso Senhor dos Passos









Desde às 06h da manhã, centenas de fiéis acompanham as missas deste domingo, último dia da Festa de Passos. Várias celebrações foram realizadas nas Igrejas do Centro Histórico da cidade de São Cristóvão e todas elas estavam lotadas.
Romeiros de todo o Estado e de outras cidades do Brasil inteiro assistiram às missas. Na pequena cidade de São Cristóvão, a movimentação ainda é grande. Na noite de ontem, dia 19, mais de 100.000 fiéis seguiram a Procissão de Penitência e acompanharam a imagem de Nosso Senhor dos Passos até a Igreja Matriz.
Hoje pela manhã, assim que a Igreja Matriz foi aberta, os romeiros formaram filas para ver a imagem e fazer suas orações. Durante a manhã também foram realizadas as confissões e quase dez padres estiveram presentes para atender os fiéis.
Há uma grande expectativa para a Procissão do Encontro, que será realizada às 16h. Nesta procissão, a imagem de Nosso Senhor dos Passos sai da Igreja Matriz e é conduzida pelos romeiros até a Praça São Francisco. Simultaneamente a imagem de Nossa Senhora das Dores sairá da Igreja do Carmo Menor (Ordem Terceira do Carmo) em direção à Praça São Francisco, onde será realizado o encontro.
Após a procissão, o nosso Arcebispo Dom José Palmeira Lessa celebrará uma missa na Praça do Carmo, encerrando assim a Festa de Nosso Senhor dos Passos.

                                                                                                                     Por Lays Millena
                                                                         Fotos: Leandro Espinheiro e Ailton Júnior