sábado, março 19, 2011

Festa de Passos: Mais de 100.000 fiéis lotam a Praça do Carmo durante o sábado

Dona Maria José, aos 85 anos, não perde a Festa de Passos
Sábado foi um dia agitado na cidade de São Cristóvão. Desde sexta-feira, dia 18, fiéis de todo o Estado e de outras cidades do País chegam para prestigiar a Festa de Nosso Senhor dos Passos. Durante a tarde houve muita movimentação na Igreja do Carmo (Ordem Terceira do Carmo), onde estão as imagens de Nosso Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores. Os fiéis faziam filas para poder tocar nas imagens e passar por debaixo delas, em sinal de penitência. A senhora Maria José veio da cidade de Lagarto para participar da Festa.
“É uma emoção muito grande! Eu, graças a Deus, tenho muita fé em Senhor dos Passos. Pedi a Ele que me desse saúde para chegar até aqui e Ele me atendeu. Há três anos venho pagar a minha promessa e só não vim no ano passado porque estava doente.” , disse Dona Maria que, mesmo aos 85 anos, não deixa de participar.

Pelas ruas estreitas do Centro Histórico é possível ver algumas pessoas descalças, usando vestes roxas. As jovens Maria Cristina e Anne Graziele moram em Aracaju e também vieram participar da Festa de Passos.
“Nós tínhamos problemas de saúde e pedimos a Senhor dos Passos que nos curasse. Eu tinha depressão. A filha de Cristina tinha um problema na perna. Depois que fizemos as promessas, Nosso Senhor dos Passos nos curou e há 19 anos nós pagamos essa promessa.”, disse Anne Graziele emocionada.

Às 19h30, o Bispo Auxiliar, Dom Henrique Soares, celebrou a missa. Vendo a multidão espalhada pela praça, D. Henrique salientou a importância da presença de todos os fiéis.
“Vocês, romeiros e romeiras, não estão aqui para um show ou para ver um cantor bonito. Vocês estão aqui pela fé! Todos vocês vieram aqui por causa de Jesus, porque vocês sabem que Ele os conhece, que Ele os ama de verdade.”, destacou D. Henrique em sua homilia.

Após a celebração foi realizada a Procissão de Penitência, onde a imagem de Nosso Senhor dos Passos é conduzida para a Igreja Matriz. A grande multidão de romeiros acompanhou a procissão fazendo pedidos e agradecimentos. Muitos caminhavam descalços, outros acompanhavam de joelhos, mas todos expressavam muita fé e penitência.
                                                                                                                                  


Por Lays Millena
Fotos:Leandro Espinheiro, Rildo e Avani Cavalcante

Romeiros pagam promessas na Festa de Nosso Senhor dos Passos

Dona Maria, passando debaixo da imagem de Nosso Senhor dos Passos
O Bispo Auxiliar Dom Henrique Soares presidiu a celebração

Mais de 100.000 romeiros acompanharam a Procissão de Penitência




Primeiro dia da Festa de Nosso Senhor dos Passos promete atrair ainda mais fiéis

Nesta sexta-feira, dia 18 de março, começou a Festa de Nosso Senhor dos Passos, na cidade de São Cristóvão. No primeiro dia de festa, toda a comunidade da Paróquia Nossa Senhora da Vitória voltou sua atenção para este evento religioso tão importante.O ofício em louvor a Nosso Senhor dos Passos foi iniciado às 18h30, na Igreja do Carmo Menor.Após o ofício, o Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Vitória, Pe. Valdson Azevedo, acompanhado dos Frades Carmelitas, Freis Sormani e Severino, celebraram a missa.
Durante a celebração, alguns romeiros chegavam na cidade e se acomodavam na Praça Nosso Senhor dos Passos. Famílias de diversas cidades do nosso Estado, como Salgado e Lagarto já chegaram na cidade de São Cristóvão para participar da Festa.
Após a missa, foi realizada uma Via Sacra, que saiu da Igreja do Carmo Menor(Ordem Terceira do Carmo) em direção à Igreja Matriz Nossa Senhora da Vitória.
Apesar de ser o primeiro dia, o número de romeiros já é grande. Amanhã, sábado, espera-se um número ainda maior de fiéis, já que teremos a Missa Campal na Praça Nosso Senhor dos Passos e ,depois, a procissão de Penitência.
                                                                                                                                           Por Lays Millena