quinta-feira, março 10, 2011

Quaresma é tempo de escuta da Palavra

Foto: Avani Cavalcante
Quaresma é tempo de escuta da Palavra, de oração, de jejum e da prática da caridade como caminho de conversão, tendo como horizonte a celebração do Mistério Pascal de nosso Senhor Jesus Cristo. E somos convidados a aproveitar esse tempo de graça, valorizando os canais pelos quais esta se comunica: a oração, a participação nos sacramentos da penitência e da eucaristia, as práticas devocionais deste período, de modo especial a Via Sacra e o Santo Rosário.


A Campanha da Fraternidade é um excelente auxílio para bem vivermos a Quaresma ,com o tema "Fraternidade e a Vida no Planeta" e o lema "A criação geme em dores de parto", a Campanha da Fraternidade 2011, que tem início hoje, na Quarta-Feira de Cinzas, propõe uma ampla discussão e conscientização das questões relacionadas à preservação do meio ambiente.

Em cada catástrofe, seja ela terremotos, inundações, podemos sentir o planeta gemer, e a humanidade fazendo o mesmo. "Este gemido tem uma conotação de tristeza imensa. Ainda estamos em tempo hábil para reverter esta situação, podemos transformar estes gemidos de dor em gemidos de amor e de esperança, sim podemos iniciar um período de gestação e, após este período, em que nos organizaremos com ações que ajudem a preservar o meio ambiente, receberemos de volta um planeta saudável, resgataremos o planeta que nos foi dado por Deus".

Salvemos o nosso planeta!


Texto adaptado de Dom Dimas e Marcela Lapola.