terça-feira, março 01, 2011

Posse do novo Pároco Pe. Valdson

Fotos: Avani Cavalcante  e Rildo Siqueira
Na noite desta segunda-feira foi realizada, na Paróquia Nossa Senhora da Vitória, a celebração de posse do novo pároco, o Pe. Valdson Azevedo. A celebração, prestigiada por centenas de fiéis, foi celebrada pelo Arcebispo Dom José Palmeira Lessa e concelebrada pelo novo pároco, Pe. Valdson. Também estiveram presentes outros padres, entre eles o Pe. Bernardino, que até ontem era o pároco da Paróquia Nossa Senhora da Vitória.

A procissão de entrada começou na Casa paroquial e o cortejo seguiu até a Igreja Matriz. Em seguida, foi feita a leitura da Provisão que nomeou o padre Valdson como novo pároco em substituição ao Padre José Bernardino. Na leitura do termo de posse, lida pelo Pe. Bernardino, foi ressaltado que é de responsabilidade do novo pároco fazer com que a Palavra de Deus seja integralmente anunciada na Paróquia. Aos paroquianos cabe a responsabilidade de receber o novo padre como legítimo pastor, auxiliando-o no desempenho da sua missão e unindo-se a ele pela oração e pela atividade apostólica.

Em seguida Dom Lessa entregou o Livro dos Evangelhos: “Recebe o Evangelho de Cristo, do qual foste constituído mensageiro. Transforma em fé viva o que lês, ensina aquilo que crês e procura realizar o que ensinas”. Entregou, com essas palavras, os Evangelhos ao sacerdote “uma vez que é seu dever anunciar a Palavra de Deus a todas as pessoas, sem distinção.”

Ao falar da posse do novo pároco, o Arcebispo sublinhou: “Hoje Deus coloca nessa Igreja o Padre Valdson, pedimos a vocês muito amor para essas mudanças. Essa nova etapa deve ser de crescimento. Desejo que vocês possam continuar produzindo muitos frutos.”

Após a homilia, procedeu-se a Renovação das Promessas Sacerdotais. Nesse momento o novo Pároco foi interrogado publicamente para manifestar sua disposição de cooperar com o Bispo, trabalhando em comunhão com a Igreja e cuidando com zelo da Paróquia que lhe está sendo entregue. O Padre Valdson foi calorosamente aplaudido pelos fiéis durante a celebração. Procederam-se a entrega das chaves da Igreja, do sacrário, do batistério e confessionário.

Juramento de Fidelidade

O novo Pároco proferiu a fórmula do juramento de fidelidade. Prometeu “desempenhar os ofícios aos quais estão ligados pelo poder conferido pela Igreja.”

Dom Lessa apresentou o Padre Valdson como pároco da Paróquia Nossa Senhora da Vitória e agradeceu a todos que estavam presentes na solenidade.

Foi realizada uma breve saudação ao novo Pároco, em nome da comunidade, recebendo-o e reafirmando que a comunidade o acolhe com alegria e entusiasmo. 

O novo pároco, no seu discurso, foi breve e agradeceu a presença dos seus antigos paroquianos de Santo Amaro, Itabaiana e Aracaju, da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, entre outros amigos presentes.

Ao final da celebração, Pe. Valdson permaneceu na Igreja Matriz para receber os cumprimentos da comunidade.

Nós, da Pastoral de Comunicação, desejamos ao Pe. Valdson que esta nova etapa seja repleta de bênção e alegrias!
A Paróquia Nossa Senhora da Vitória está de braços abertos!
Seja bem-vindo, Pe. Valdson!
“Doa a tua vida como Maria aos pés da cruz! E serás servo de cada homem, servo por amor, sacerdote da humanidade.”


                                                      Por Lays Millena
                                                      Fotos: Rildo, Avani Cavalcante e Ailton Junior