terça-feira, fevereiro 08, 2011

ENTREVISTA QUE PADRE VALDSON AZEVEDO CONCEDEU A PASCOM DA PARÓQUIA

Ele tem 19 anos de vida sacerdotal e, atualmente, é pároco da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, no Bairro Siqueira Campos. Após seis anos de grande atuação na paróquia, o Pe. Valdson Azevedo será transferido para a Paróquia Nossa Senhora da Vitória, que, até o próximo dia 28 de fevereiro, está sob a responsabilidade do Pe. Bernardino.
Em uma conversa descontraída, o Pe. Valdson concedeu uma entrevista à equipe da PASCOM e falou sobre diversos assuntos, inclusive sobre o desafio de assumir a nova paróquia. Bastante simpático e acolhedor, o novo pároco transformou a entrevista numa boa conversa, esclarecendo muitos pontos.

PASCOM entrevista:



PASCOM: Pe. Valdson, como foi o seu chamado para a vida sacerdotal?
Pe. Valdson: Eu acho que como o de todos que optaram pela vida sacerdotal. Desde criança eu tinha vontade de ser sacerdote. Passei por cima da vontade de meu pai, porque ele queria que eu fosse estudar Direito, mas a minha vontade era seguir a carreira religiosa. Fiz até os estudos em casa e depois procurei D. Luciano. Conversamos também com o reitor da época, o Pe. Inaldo César Menezes, que hoje é da diocese de Própria e aí comecei a participar dos encontros vocacionais e entrei no seminário.


PASCOM: Há quanto tempo o senhor está na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes e como foi a experiência?
Pe. Valdson: Completei seis anos aqui. A experiência foi grande, como toda paróquia, embora cada paróquia tenha uma realidade diferente. Eu venho de uma caminhada onde minha experiência sacerdotal foi no interior, na zona rural, com muitos povoados. Vir para a zona urbana foi um desafio, uma realidade totalmente diferente. Aqui no Siqueira Campos não temos uma comunidade fixa. O fato de a igreja estar localizada na praça atrai fiéis de todo o Estado, de todos os bairros da capital. O desafio é esse: sair da zona rural para a zona urbana e adaptar-se a esta nova realidade.


PASCOM: Nós, que fazemos parte da Paróquia Nossa Senhora da Vitória, estamos enfrentando essa despedida com o Pe. Bernardino. Como tem sido esse processo de despedida com os paroquianos do Bairro Siqueira Campos?
Pe. Valdson: É difícil. Toda partida é difícil. Os movimentos estão se organizando e teremos uma missa de despedida. É aquela coisa: um chora de um lado, outro chora de outro... Assim como em São Cristóvão, não é? As ruas já estão alagadas de tanto choro! (risos) Mas nós temos que obedecer às ordens da Igreja, obedecer ao Bispo e encarar essas mudanças.

PASCOM: Talvez seja um pouco cedo para fazer esta pergunta, mas, o senhor tem algum projeto, algo em mente para desenvolver na Paróquia Nossa Senhora da Vitória?
Pe. Valdson: Não. Eu acho que padre não é político. Padre é sacerdote. Eu conversei pouco com o Pe. Bernardino, mas não quero estar em São Cristóvão ainda. Pe. Bernardino está fazendo o trabalho dele e eu pretendo dar continuidade a este trabalho. Não pretendo, também, fazer mudanças de coordenação. Aos poucos vamos conhecendo a comunidade e meu único “projeto” é continuar o trabalho, sem mudar uma vírgula ou um ponto. Eu acho que não é necessário porque sei que o trabalho está sendo bem feito, senão vocês não estavam chorando! (risos).  Não tenho o objetivo de apagar o nome de Bernardino da cidade, de jeito nenhum. As portas da Paróquia estarão sempre abertas.

PASCOM: Finalizando a nossa entrevista, gostaríamos que o senhor deixasse uma mensagem para os paroquianos que ansiosamente o esperam no próximo dia 28 de fevereiro.
Pe. Valdson: A mensagem que eu deixo para os novos paroquianos é que nós devemos trabalhar juntos. Sem divisões, sem comparações. A Igreja confia um novo sacerdote e eu quero trabalhar em unidade com todos, com todas as pastorais. Trabalhemos juntos, na oração e na ação! Espero ser bem acolhido, assim como fui bem recebido pela comunidade do Bairro Siqueira Campos!


A PASCOM (Pastoral da Comunicação) agradece ao Pe. Valdson, que, em meio aos seus diversos afazeres diários, recebeu a nossa equipe muito bem!
Desde já, convidamos todos os fiéis para a celebração de entrega da Paróquia Nossa Senhora da Vitória.
A missa será realizada no próximo dia 28 de fevereiro, às 19h30, na Igreja Matriz Nossa Senhora da Vitória, em São Cristóvão!
Contamos com a sua presença!

Texto: Lays Millena
Fotos Rildo e Avaní Cavalcante

Acesse o site da Paróquia 
Nossa Senhora da Vitória de São Cristóvão