quinta-feira, fevereiro 03, 2011

“Sou grato a Deus pela oportunidade que me deu. Aqui aprendi muito!”



Pe. José Bernardino



"Sou grato a Deus pela oportunidade que me deu. Aqui aprendi muito!"- disse o Pe. Bernardino em celebração de despedida na Paróquia Nossa Senhora da Vitória.

Na noite de ontem, quarta-feira, foi realizada a celebração de despedida do Pe. Bernardino, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Vitória. Ainda no final do ano passado, os paroquianos foram surpreendidos com a notícia de que o Pároco seria transferido no início de 2011. Após cinco anos e quatro meses na comunidade, o Pe. Bernardino assumirá agora o vicariato episcopal, além de assumir também a Paróquia São Marcos Evangelista, na cidade de Nossa Senhora de Socorro.
Durante a missa, muita emoção. A comunidade não pôde conter as lágrimas e despedir- se do Pe. Bernardino não foi tarefa fácil. Pouco antes do início da celebração, o pároco recebeu a PASCOM (Pastoral da Comunicação) em sua casa e concedeu uma breve entrevista que você acompanha a seguir.



ENTREVISTA


PASCOM: Pe. Bernardino, como foi sua experiência aqui na Paróquia Nossa Senhora da Vitória?



PE. BERNARDINO: Foi gratificante. Hoje eu só tenho que agradecer a Deus pela experiência que Ele permitiu que eu tivesse. Tenho certeza que eu saio de São Cristóvão já com outra bagagem. Deus me deu excelentes oportunidades para que eu crescesse no meu ministério e eu só posso agradecer a Deus pelo tempo que passei aqui na Paróquia.


PASCOM: Essa despedida tem sido difícil. Como o senhor está se sentindo ao deixar esta comunidade?

PE. BERNARDINO: Realmente... Nós somos missionários do Reino, mas também somos humanos. Então, o coração fica apertado porque, querendo ou não, a gente cria laços de amizade, laços por conta da missão, laços de fé... É toda uma história que fica enraizada dentro da gente. Com certeza é um momento de dor pela separação, pela saída, mas ao mesmo tempo é um momento de alegria porque a missão foi cumprida. Eu saio com esse coração alegre, porque a missão que Deus em confiou eu cumpri e, ao mesmo tempo, com o coração sofrido, porque deixo uma comunidade muito querida.

PASCOM: Gostaríamos que o senhor nos falasse um pouco sobre essa nova missão que vai assumir.

PE. BERNARDINO: É um desafio, mas o meu lema sacerdotal foi: “Mestre, porque mandas, lançarei as redes.”. Então, Cristo está me pedindo para lançar novamente as redes. E agora minha missão é dupla. Eu assumo outra paróquia, a Paróquia São Marcos Evangelista e assumo o vicariato São Marcos Evangelista. Mas, Deus é assim. Na medida em que cresce a nossa missão, cresce também a graça e o amor de Deus.

PASCOM: Finalizando a nossa entrevista, qual a mensagem que o senhor deixa para os paroquianos da Paróquia Nossa Senhora da Vitória?

PE. BERNARDINO: Deixo uma mensagem de estímulo e de fé. Eu saio, mas a nossa missão continua. Nós estamos no mesmo barco, trabalhando para o crescimento do Reino de Deus. Eu peço aos meus queridos paroquianos que continuem trabalhando de forma generosa, para que o Reino de Deus cresça cada vez mais aqui nesta comunidade. Vou ficar muito feliz, por onde eu estiver, sabendo que o povo de São Cristóvão continua a missão.

A comunidade sancristovense será eternamente grata a este “servo por amor” que, durante estes anos todos, enfrentando desafios, muito colaborou para o crescimento da Paróquia Nossa Senhora da Vitória.
A comunidade agradece ao Pe. Bernardino e pede a Deus e a nossa Senhora da Vitória que derrame copiosas bênçãos sobre esta nova missão que será assumida!


Foto: Bruno Felipe




TEXTO: Lays Millena