terça-feira, dezembro 02, 2008

A HISTÓRIA E A IGREJA CATÓLICA NO BRASIL SERÁ TEMA DO SEMINÁRIO DO ARQUIVO DO JUDICIÁRIO

A “História e a Igreja Católica no Brasil: 400 anos da Freguesia de Nossa Senhora da Vitória” será o tema do III Seminário do Arquivo Judiciário. O evento acontecerá de 9 a 11 de dezembro próximo e está sendo organizado pelo Arquivo Judiciário em parceria com o Grupo de Pesquisa Culturas, Identidades e Religiosidades, da Universidade Federal de Sergipe (GPCIR–UFS).
A solenidade de abertura vai acontecer no auditório governador José Rollemberg Leite, no térreo do Palácio da Justiça, Centro de Aracaju, local do credenciamento. A solenidade será dirigida pela Presidente do TJSE, Desa. Célia Pinheiro Silva Menezes, e terá como conferência de abertura o tema “Modos de Crer pelo Interior do Brasil: A Igreja Católica na Segunda Metade do Século XX”, ministrado pelo Prof. Dr. Vitale Joanoni Neto (UFMT). Ao final da solenidade, serão lançados o Glossário de Religiosidade, da Profa. M.Sc. Verônica Nunes (UFS), e os Guias de Fontes, organizados pela equipe do próprio Arquivo.
A partir do segundo dia de evento, as atividades terão lugar no Auditório Ministro Luiz Carlos Fontes de Alencar, no próprio Arquivo Judiciário. Além das conferências, haverá, ainda, mesas-redondas com os temas “História e Religiosidade” e “Religiosidade e Arte em São Cristóvão”. O evento reserva um minicurso com carga horária de 20 horas sobre Higienização e Noções de Encadernação, que acontecerá de 10 a 16 de dezembro.